27 DE MAIO DE 2020DE BENJAMINEM NOTÍCIAS , OBSERVAÇÃO
New Energy Think Tank: A análise dos dados de exportação de inversores chineses de abril feita pela equipe da Century New Energy Network recentemente divulgada, mostra que de acordo com os dados, o valor total das exportações de inversores (incluindo PV, PV distribuído, inversores de automóveis, etc.) produzidos na China em abril foi de US$232 milhões de dólares, o que representa 4,36% em relação ao ano anterior.
Os analistas da CNE, Jack Zhang, relataram que, em abril de 2020, o valor de exportação das principais marcas e empresas de inversores PV da China foi de aproximadamente 123 milhões de dólares. Entre eles, a Huawei exportou 40,25 milhões de dólares, respondendo por 17,35% e recuperou o primeiro lugar. Dados abrangentes de janeiro a abril mostram que a Huawei acabou de superar o Sungrow com uma pequena vantagem. É importante notar que a SofarSolar entrou no top três do mês pela primeira vez, puxado principalmente pelo volume de vendas da América Latina especialmente o Brasil. Além disso, os valores de exportação da SMA e da Aiswei foram calculados separadamente e não combinados.
Houve apenas quatro países que receberam mais de 10 milhões de dólares em remessas no mês de abril. A Holanda foi responsável pela maior proporção das importações com quase 50 milhões de dólares, atingindo 21,56%. Os Estados Unidos, Alemanha e Austrália seguiram com 9,05%, 8,22% e 7,32%, respectivamente.
Três países e regiões receberam entre 9-10 milhões de dólares em remessas em abril. A Índia respondeu por 4,24%, a Polônia 4,09% e o Brasil 3,93%. É importante notar que, devido ao impacto dos subsídios fotovoltaicos, as exportações de inversores para Hong Kong aumentaram sensivelmente.
Destaques por região
As estatísticas mostram que a Holanda ainda é o destino número um das exportações chinesas de inversores. As três principais empresas que exportam para a região são Huawei, SolarEdge e Growatt, cujo total combinado representa mais de 56%.
As três principais marcas no mercado dos EUA são SolarEdge, Enphase e Chint Power, respondendo por 68% combinadas, com SolarEdge reivindicando 42,08% sozinha.
O mercado alemão é dominado pela SMA, Huawei e outras marcas. SMA respondeu por 37%, enquanto a Huawei 23%.
As principais marcas no mercado australiano são Sungrow, GoodWe, SMA e SolarEdge, respondendo por 18%, 14%, 14% e 13%, respectivamente.
Solis, SolaX Power e Growatt responderam por 89% de todos os inversores exportados para o Reino Unido. Solis representou 57,97% sozinho.